quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mulher e Religião


Li o blog de um amigo que está aqui no Marrocos, o Rodrigo, e achei interessante postar algumas informações que ele escreveu sobre as mulheres e a tradição Muçulmana:
Todos sabem que é da tradição muçulmana que as mulheres não mostrem sua forma. Aqui no Marrocos esse hábito não é obrigatório, uma vez que o país não segue à risca todos as tradições muçulmanas pois ele não é regido 100% pelas leis islâmicas, sendo um estado "meio laico", ou seja, há leis e regulamentações feitas também pelo governo, tornando o Marrocos um dos países muçulmanos mais liberais.

Voltando às mulheres: é muito comum você ver na rua mulheres com e sem véu, para mim a proporção ta 50% a 50% de mulheres que cobrem ou não o rosto. É nomal ver grupos de garotas andando na rua, umas com, outras sem... Indo mais para o interior, já é mais difícil de ver mulheres até mesmo com o rosto descoberto, mas uma coisa que eu não sabia é que não é obrigatório cobrir todo o rosto, como diz o sheikh Juma Momade nessa entrevista:

"'Deus ordenou que as mulheres cubram todo o corpo, exceto a face e as mãos. É uma tradição de 1.431 anos', diz. Não se deve, de forma alguma, chamar a atenção dos homens. Já a burca e o niqab não são usados porque o Islã ordenou; são instrumentos de quem quer ir além do que determina o livro sagrado.
Ele ressaltou ainda que o uso de véu é um costume de outras civilizações, até as mais antigas. "Está na Bíblia, no Torá. Judias usavam, há mais de 5 mil anos, e não se pode esquecer de Maria, mãe de Jesus. E as freiras católicas, não colocam até hoje?"
Para completar o traje, não é preciso usar apenas os tradicionais vestidões de mangas compridas e cores discretas. Calças também são permitidas, desde que largas. É proibido revelar as formas femininas."
 
Modéstia islâmica
Em algumas subculturas Islâmicas, mulheres escolhem se usam o niqab, uma peça de roupa que pretende ocultar cada parte do corpo, às vezes incluindo os olhos. Usar um niqab (às vezes referido como burqa, embora este termo tecnicamente só aplica a uma peça de roupa afegã) é bastante comum em muitos países Islâmicos. Interpretações Islâmicas exigem das mulheres cobrir tudo, com a exceção das mãos (o pulso) e rosto; a escolha de estender isto ao rosto e mãos é voluntário, e expressa maior modéstia e santidade a muitos. No entanto, alguns entendem que os ensinos do Alcorão em vestimentas exigem das mulheres usar o niqab. Mulheres Muçulmanas adicionalmente, muitas usam o headscarf Islâmico, ou hijab, como um meio de expressar a modéstia.
Em países bem Islâmicos, tais expressões de modéstia são voluntárias. Em outros, tal como Afeganistão sob o Taliban, eles foram impostos sob a ameaça de castigo físico severo."

Fonte: Wikipedia


Onde tudo começou

O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, foi revelado ao profeta Muhammad durante vários anos de sua vida, isto é, a revelação completa se deu após um longo período. Um dos mandamentos Islâmicos para as mulheres foi a modéstia e recato nas vestimentas. O Alcorão diz:"Ó filhos de Adão, enviamos-vos vestimentas, tanto para dissimulardes vossas vergonhas, como para o vosso aparato; porém, o pudor é preferível! Isso é um dos sinais de Deus, para que meditem." [Alcorão Sagrado 7:26]
"Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que (normalmente) aparecem; que cubram o colo com seus véus e não mostrem os seus atrativos." [Alcorão Sagrado 24:31]
"Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo." [Alcorão Sagrado 33:59]
Os grandes sábios do Islam, após, um grande estudo baseado no Alcorão, nos ditos e nas ações do profeta Muhammad, seus companheiros e companheiras, estabeleceram que a vestimenta da mulher muçulmana deve:

-  Ser modesta, recatada; com função de proteger suas partes privadas e adornos fisícos.
- Cobrir todo o corpo revelando apenas as mãos e o rosto.
- Evitar os exageros; luxo.
- Ser bem cuidada e limpa.
- Fugir de tecidos transparentes, modelos rente ao corpo e revelador de suas curvas.
- Ser feminina, não assemelhando-se às vestimentas masculinas.

Tendo sido isto estabelecido pelo Islam há 1400 anos atrás, as primeiras muçulmanas assimilaram a exortação e praticaram o uso de roupas de acordo com a lei Islâmica, isto é, passaram a usar vestimentas mais modestas, condizentes com o Alcorão

Por isso, a questão de se cobrir toda - ou não - é meramente cultural e não tem nada a ver com a religião. Para as mulheres que fazem isso, é apenas uma questão de respeito. Independente de cobrir todo o corpo ou apenas parte dele, a ideia de deixar apenas o rosto e mãos à mostra (ou não) serve apenas para não incitar o desejo masculino, sendo quase como medida de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário