segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ramadan

Conversei hoje com um amigo, sobre o Ramadan. Ele me explicou um pouco como esta prática é exercida e eu achei muito interessante postar aqui:
O Ramadan é um período que tem em média 30 dias e é celebrado todos os anos. Durante este mês os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, é uma forma de se igualar um pouco às pessoas que não tem recursos, renovar o sentimento de amor ao próximo e a fé. Neste período eles praticam a leitura assídua do Alcorão e vão com frequência à mesquita.
O jejum é obrigatório a todos os muçulmanos que chegam à puberdade, e para eles este é um momento muito importante, marca a passagem para a vida adulta. Durante a madrugada, há uma pequena refeição (su-hoor) que substitui o café da manhã , feita com alimentos e bebidas, com a intenção de realizar o jejum que estará por vir, porque o Su-Hoor é uma benção enviado por Deus, segundo o Alcorão.

Aqui, como em qualquer parte do mundo também tem muita gente dormindo nas ruas, vendendo bala no sinal e pedindo dinheiro. Esses dias eu e o meu amigo estávamos caminhando na rua, e ele deu umas moedas a um menino na rua...disse que quando vê alguém passando fome, lembra do período do Ramadan e consegue entender o que é a dificuldade sentir fome.

 "... e aquele dentre vós que presenciou a Lua Nova deste mês (Ramadan), deverá jejuar, e aquele que se encontrar enfermo ou em viagem, jejuará depois o mesmo número de dias...". Alcorão Sagrado (Surat Al-Baqara - C.2, Versículo 185).


"O jejuador deve abster-se de tudo que vai contra a moral, pois o jejum é visto como uma grande prática de disciplina e da doutrina, tanto espiritual como moral. A ação não se limita somente à abstinência de comer ou beber, mas também de todas as coisas más, maus pensamentos ou maus atos. O jejuador deve ser indulgente se for insultado ou agredido por alguém, deve evitar todas as obscenidades, ser generoso, bem mais do que os outros meses e aumentar a leitura do Alcorão"

Fonte: wikipédia

.

Um comentário:

  1. mas ahhhhh Aninha!! =)

    Tá muito bom teu blog... ainda mais com essas paradas informativas!! =)
    agora... só me diz uma coisa... essa foto foi vc qm bateu?! vc pôde entrar na meskita??!

    Bjooos aninha!! =)

    ResponderExcluir